Tendências das empresas no futuro, por Faith Popcorn

Escrito por Andressa Santiago - agosto 23, 2021


Em entrevista para a HSM Management em 1998, a autora Faith Popcorn do livro Click, conhecida como a “Nostradamus do marketing”, revela qual o futuro das companhias e quais as soluções de sucesso para o próximo século, uma época marcada por mudanças constantes e velozes. Aborda, sobretudo, como a transformação na vida e no consumo das pessoas será decisiva para o mundo das corporações partindo da proposta que aborda no livro sobre As 16 Tendências que Moldarão o Futuro tanto na vida social quanto na empresarial.

Faith Popcorn expõe que “Click é o efeito de um raio, é o som que nos desperta, que nos sacode e obriga a estar conscientes e alertas para aproveitar as oportunidades que se apresentam”. Cada letra de “Click” representa um conceito que aborda coragem de abandonar opiniões tradicionais, abrir mão de ideias antigas para explorar novas, olhar para dentro e perceber qual seu ponto forte e o ponto a melhorar, compromisso de ser fiel a uma ideia e, por fim, saber como realizar os feitos.

No âmbito empresarial, “o futuro não é uma simples repetição do passado”, acrescenta, pois, é fundamental saber fazer bom uso da habilidade de inovar e rever o modo de resolver contratempos, afinal, é imprescindível se levantar após a queda, mas, tão importante quanto, é saber a razão dela.

As pessoas seguem reinventando sua forma de encarar a vida e, partindo da proposta de Faith Popcorn sobre As 16 Tendências que “impulsionarão as empresas como também mudarão nossos hábitos de compra”, a autora destacou duas, sendo cocooning, o encasulamento, e clanning, a formação do clã.

O encasulamento parte do princípio de que o consumidor, seja interno ou externo, tem uma propensão de estar rodeado com o que é parecido com sua casa, visto que é um ambiente seguro, calmo e tranquilizante. Já a formação do clã, semelhante ao encasulamento, fala sobre as pessoas gostarem de conviver com os que compartilham do mesmo interesse.

Além disso, há a ancoragem, que, segundo Faith Popcorn, representa as raízes e os valores dos indivíduos. Muitos alicerçam a escolha de seus produtos nesses valores e que, ao atribuir estes aos seus produtos, as empresas tendem a ter uma guinada de sucesso. Somando a isso, enfatiza que é preciso ter um olhar atento à figura feminina, pois “elas constituem um mercado extremamente importante, mas ainda não são vistas como tal”, relata.

A autora cita ainda as 99 vidas, isto é, as pessoas que interpretam vários papéis na vida como filha, mãe, profissional, atleta, consumidora, voluntária etc. É uma circunstância comum, principalmente no mundo contemporâneo, visto que muitos profissionais que trabalham em home office precisam se adaptar a esse funcionamento em tempo integral, por exemplo.

Por fim, esses profissionais, que almejam uma carreira promissora sem deixar de lado outras esferas da vida, buscam “empresa que tem a responsabilidade de oferecer a seus funcionários um tipo de bem-estar. Bem-estar, além do conceito convencional, significa para as pessoas trabalharem no que gostem, que lhes dê a possibilidade de desenvolvimento pessoal”.

Essas Tendências têm uma conexão com o contexto atual de pandemia e, ao aplicar esses conceitos, será possível cativar o cliente, interno e externo, e promover um ambiente favorável para um futuro de sucesso para ambas as partes.

  • Compartilhar:

Você também pode gostar

0 comentários

Obrigada pela participação, responderei em breve.
Andressa Santiago